A mais famosa e imponente envergadura barroca da cidade do Porto!

Quando chegamos não imaginámos o quanto significa e representa para as gentes da cidade, hoje levantámos o véu da história incomparável da lindíssima Torre dos Clérigos.

A Irmandade dos Clérigos foi produto da junção de três irmandades que tinham o mesmo objetivo: ajudar e apoiar membros do Clero em situação de doença, pobreza e no leito de morte.

Em 1731, Nicolau Nasoni, pintor e arquiteto italiano, é convidado para projetar os três edifícios: a Igreja, a Casa da Irmandade e a Torre (construídos nessa mesma ordem). A última ficou concluída em 1763 e, do topo dos seus 75 metros de altura, tornou-se no ex-libris da cidade e também na maior e mais reconhecida obra de Nasoni, que decidiu lá ser sepultado. 

A sua principal função foi servir de Torre Sineira, mas foi sempre muito mais do que isso… era essencial para a orientação das embarcações que navegavam pelo Rio Douro e teve enorme relevância em funções militares estratégicas.

A título de curiosidade, aquando do falecimento de Nicolau Nasoni ninguém sabia dizer o local exato em que o arquiteto foi sepultado, havendo até hoje poucas certezas sobre o paradeiro dos seus restos mortais.

Mas isto, é só o primeiro degrau (são 225) desta história, as visitas guiadas enriquecem qualquer um.

O monumento está aberto todos os dias das 09h00 às 19h00, variando apenas o horário de funcionamento em datas comemorativas.

clerigos
clerigos (1)

Preços:

8€ público geral;
GRÁTIS para crianças até aos 10 anos (inclusive);
4€ para estudantes.

Marque a sua visita connosco e alcance o céu portuense pelo seu próprio pé.

Compartilhe:

Outros Artigos