Quando nos identificámos como portugueses por este mundo, podemos ouvir o mais variado tipo de associações ao nosso país:
Culinária estupenda, Fado, o nosso indispensável Cristiano Ronaldo, mas algo que salta á vista são as nossas praias tão distintas!
Neste artigo, vamos falar das mais belas, sendo que a beleza é subjetiva e restringir a lista não foi tarefa fácil, começamos por dividir em quatro partes: Norte, Centro, Sul e Ilhas.
Começando pelo norte do país e sabendo que as águas nortenhas são só para os mais corajosos, com as suas águas frias e violentas, temos a Praia do Senhor da Pedra em Vila Nova de Gaia, conhecida pela capela construída nos rochedos e que lhe confere um ar místico. É uma praia de Bandeira Azul, tem bons acessos, restaurante e é vigiada por Nadador Salvador.
Mais ao centro, temos a incomparável Praia do Norte na Nazaré, que pode não ser reconhecida pelo nome, mas foi neste incrível lençol de água que se formaram algumas das maiores ondas surfadas desde que há registos. E que ondas!!
Mais para baixo, a água começa a aquecer, assim como a disposição para banhos e consequentemente a procura por estas praias.
A Praia da Comporta, no sul da Península de Troia, conhecida pela sua proximidade ao Estuário Natural do Sado, uma reserva única em Portugal, com cenários dignos de filme… tem bons acessos e a ondulação moderada das suas águas permite a prática de alguns desportos aquáticos como o kitesurf.
Chegados ao ponto mais a sul do nosso território continental, o notório e favorito Algarve! Escolher uma praia não é difícil, é impossível, mas optamos por duas: a Praia do Camilo e a praia secreta do Algar de Benagil.
A primeira, localizada no município de Lagos e espremida entre falésias, com um areal de pequenas dimensões e com uma escadaria de cerca de 200 degraus que apesar de ser uma das suas imagens de marca, torna os acessos mais complicados para pessoas com problemas de locomoção. As suas formações rochosas naturais são tão impressionantes que se tornaram no ex-libris da região.
Benagil é uma daquelas “coisas” que só acreditamos vendo e vendo não acreditamos… Que espetáculo da natureza! Toda a zona de Benagil é uma possível surpresa: grutas e algares (dos quais falamos já a seguir), praias desertas e inacessíveis por terra, um mar sereno e uma tranquilidade singular nos Algarves. As pessoas têm o hábito de lhe chamar gruta, mas o nome mais correto seria “algar” devido á sua semelhança com uma catedral abobadada com uma claraboia, esculpida pelo mar ao longo de mais de 20 milhões de anos.
Só nos é possível deleitar com a beleza da praia escondida, através dos muitos passeios de barco que se podem lá fazer.
Para terminar, vamos fazer um passeio até ao Arquipélago da Madeira, mais exatamente á Ilha de Porto Santo, que além de ser conhecida por ser belíssima, são lhe também conferidos atributos terapêuticos reconhecidos no tratamento de problemas ortopédicos e de circulação. Com sol durante o ano praticamente todo e com mar de temperaturas bastante convidativas, é um destino perfeito para umas férias de praia.
Para acrescer a todas estas qualidades, não foram esquecidas as pessoas com mobilidade reduzida, as zonas da Fontinha, Cabeço da Ponta e Ribeiro Salgado foram mesmo distinguidas com o prémio “Praia Inclusiva”.